Blog

Flor de Bananeira - O que é?

Flor de Bananeira - O que é?

Da parte inferior do cacho da banana ainda verde sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira. Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo [do cacho] da banana, coração da bananeira ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível de requintado sabor e alto valor nutricional.

"Do cacho da banana sai um pendão. No final deste, há um cone roxo. Seu miolo é comestível e é conhecido pelos pobres como umbigo de banana. Já os ricos, gente chique, costumam chamá-lo de coração de bananeira [ou coração de banana]".

Várias receitas culinárias usam o umbigo da banana: cozido com legumes, em sopas, muito usada em pratos asiáticos; temperado e refogado simples; entre outras.

A tradição popular reporta ainda outros usos para o umbigo da banana. Alguns preparados caseiros com fins medicinais, como xaropes, são considerados eficazes.

Para ser utilizado como comestível (ou em preparações medicinais caseiras), o umbigo da banana precisa ser cortado, na posição certa (não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda imaturo ou verde), o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o umbigo da banana, que terá escurecido e perdido o viço e uso culinário ou medicinal, aproveitando-se apenas como adubo.

Alguns benefícios desta flor para saúde humana:

Benefícios da Flor de Bananeira Para Diabetes e Anemia: Os pacientes diabéticos devem consumir Flores de Bananeira, quer cozidas ou sozinha para que reduza o nível de açúcar no sangue e aumente a hemoglobina no organismo, pois é rica em fibras e Ferro, que auxilia na produção de glóbulos vermelhos.

Benefícios da Flor de Bananeira Para Melhorar a Lactação: A oferta de leite materno é maior para as mães lactantes. Ela ajuda a curar o sangramento excessivo, mantém útero saudável, restringe a constipação durante a gravidez e promove a lactação. Deve ser combinada com outras especiarias para fazer o bom gosto.


Benefícios da Flor de Bananeira Para Reduzir a Atividade de Radicais Livres: Os radicais livres conduzem a vários problemas. A propriedade antioxidante está presente na Flor da Bananeira. Ele também trata os problemas de saúde, como cancro e envelhecimento prematuro. Deve ser incluído em suplementos de saúde, a fim de fazer o uso de propriedades antioxidantes.

Benefícios da Flor de Bananeira Para Problema Menstrual e Perda de Peso: Ele aumenta a progesterona, que ajuda a reduzir o sangramento excessivo. O sangramento excessivo também pode ser tratado se comido com arroz. Como é rica em fibras e nutrientes, resulta em Perda de Peso. Ele acalma o estômago também. Para a Perda de Peso, as Flores de Bananeira devem ser adicionadas às saladas e sopas.

A Flor de Bananeira é Fonte Rica de Vitaminas e Minerais: As Flores de Banana possuem a Vitamina C, Vitamina A, Vitamina E, fibras e Potássio, que são as fontes de nutrientes saudável.

Benefícios da Flor de Bananeira Para Melhorar o Humor e Reduz a Ansiedade: Além disso, melhora o humor e diminui a ansiedade devido ao Magnésio presente nas Flores de Bananeira. Eles servem como antidepressivos, sem efeitos colaterais.

Benefícios da Flor de Bananeira Para Antienvelhecimento: Ela ajuda a encontrar os radicais livres e curar os problemas de saúde relacionados, tais como cancro e envelhecimento precoce.

Benefícios da Flor de Bananeira Para o Útero: Isso ajuda a evitar os problemas de útero. Para impulsionar o útero saudável, as Flores de Bananeira devem ser adicionadas com Açafrão em pó, Pimenta e sementes de Cominho. As Flores de Bananeira devem ser fervidas com Pimenta menores e sementes de Cominho. Os problemas do útero são eliminados bebendo esta decocção.

Benefícios da Flor de Bananeira Para Saúde Gastrointestinal: As Flores de Bananeira são ricas em fibras solúveis e insolúveis. Uma fibra solúvel permite que a comida passe facilmente através do trato digestivo, uma vez que se dissolve em água e forma um gel. A fibra insolúvel ajuda os produtos não digeridos, uma vez que não é dissolvido em água. Ambas aumentam a digestão saudável e absorção de alimentos.

Benefícios da Flor de Bananeira na lutra contra o cancro e Doenças Cardíacas: As Flores de Bananeira são fonte elevada de taninos, ácidos, flavonoides e outras substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres e elimina os danos oxidativos que conduz ao cancro e doença cardíaca. A Flor de Bananeira pode prevenir estas condições.

Fontes: 

https://www.saudedica.com.br/os-12-beneficios-da-flor-de-banana-para-saude/ 

http://flordebananeiracomidanatural.blogspot.com/p/flor-de-bananeira.html